palestra-carlos-tapia web

Palestras no IAU com arq. Carlos Tapia

palestra-carlos-tapia web

– A Comissão de Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (CG-IAU) da USP, em São Carlos, tem a satisfação de convidar toda a comunidade acadêmica para as palestras do professor Carlos Tapia, “CARTOGRAFIAS. NOVOS MAPAS E CONTRAMAPAS”, a ocorrerem em duas sessões, em português, nos dias 1º e 22 de agosto, terça-feira, às 17 horas, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida do Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

Carlos Tapia (Arquiteto, 1996 e PHD em Arquitetura, 2005) é professor da Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Sevilha, coordenador do grupo OUT_Arquias, pesquisador do Instituto Universitário de Arquitetura e Ciências da Construção (IUACC), co-coordenador do Mestrado ‘Cidade e Arquitetura Sustentáveis’ e membro fundador da Rede Internacional de Estudos Socioespaciais (RESE), com sede em Medellín, Colômbia. Seu trabalho de pesquisa se caracteriza pela contínua investigação e análise dos ‘sintomas da contemporaneidade’ e as condições de contorno da arquitetura, tendo recebido o Prêmio Meio Ambiente ”Francisco de Asís’ da Academia de Ciências Sociais e do Ambiente da Andaluzia 2014. Sua tese doutoral, ‘Capturar Forma com Artes Proibidas’, recebeu o Prêmio Extraordinário de Doutorado.

“CARTOGRAFIAS. NOVOS MAPAS E CONTRAMAPAS”

“Onde quer que a atividade humana esteja ausente, onde quer que haja um espaço em branco no mapa, os velhos deuses se ajoelham, prontos para retomar o seu lugar”. Assim falou H.P. Lovecraft desprezando o mundo, mas ao mesmo tempo, criando-o, como ninguém pôde, nem sequer os arquitetos. Mas, nesse desafio, como arquitetos, fomos tentados a fazer de nosso agir uma sorte de cartografia, sejam mapas, ideogramas ou diagramas. As palestras do Prof. Tapia propõem investigar a contemporaneidade nos silêncios dessas fascinantes representações, os seus espaços em branco, que criam uma verdadeira matéria arquitetônica.

As palestras serão realizadas no Auditório Paulo de Camargo e Almeida do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, no Campus 1, localizado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

cartaz do evento