projeto-rondon 2016 web

Professores e alunos do IAU participaram do Projeto Rondon/julho 2016 – Operação Forte dos Reis Magos

projeto-rondon 2016 web

– O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal realizada com os Governos Estadual e Municipal e em parceria com as Instituições de Ensino Superior. Tem entre seus objetivos somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. Para além da troca de conhecimentos, onde os alunos ensinam e aprendem com a comunidade local, o Projeto Rondon é o único projeto de extensão universitária de âmbito nacional que contempla todas as regiões do país, envolvendo mais de 200 alunos em cada Operação com duração de mais de duas semanas.

Entre os dias 08 e 24 de julho de 2016, os Professores Simone Vizioli e Marcel Fantim, acompanharam a equipe multidisciplinar do IAU.USP na Operação Forte dos Reis Magos – Projeto Rondon/ julho 2016. O IAU.USP e a UFTM realizaram suas atividades em Riachuelo, uma cidade com pouco mais de 7 mil habitantes, distante 60 km de Natal, RN, de clima semi-árido e que recentemente vem sofrendo com as consequências da falta de chuva.

imagem01imagem03

Embora o chão de terra batida seja castigado pelo sol forte e o calor venha secando seus açudes, o povo riachuelense recebeu os rondonistas com muita alegria, amor e carinho – uma hospitalidade que jamais será esquecida, como expressa as palavras da rondonista:

“Do Norte eu levo o calor humano, o contato, o convívio com pessoas que morarão sempre em meu coração, pois me ensinaram a ver a vida de uma outra forma; me ensinaram a riqueza cultural, o saber popular, a força dos que resistem, dos que se fortalecem com as dificuldades de uma natureza bela mas árida; me mostraram um caminho a seguir, do qual eu possa me orgulhar no futuro.” (Miranda Nedel, iau.usp, 2016)

imagem02

Alunos rondonistas: André Perroud Palma; Douglas Castanharo; Gabriel de Oliveira Ramos; Jeanne Alves Vilela; José Vitor dos Santos Coelho; Miranda Zamberlan Nedel; Nayara Caroline Batista Resende e Yara Nagao de Carvalho Nunes.

link do vídeo final da Operação Forte dos Reis Magos – Projeto Rondon 2016: https://www.youtube.com/watch?v=lMLPreWX0SI

outras fotos do Projeto Rondon/julho 2016