workshop debora-verniz web

Palestra no IAU com Debora Verniz – Do Real ao Virtual

workshop debora-verniz web

– data: 31-05-2016. Utilizadas amplamente no campo da Conservação, Restauro e Patrimônio, as técnicas de digitalização 3D permitem dar resposta a uma generalidade de problemas relacionados à documentação arquitetônica.

Este workshop é voltado à técnica de digitalização 3D através da Fotogrametria Digital Terrestre (FDT). Fotogrametria é a ciência que estuda as relações métricas de um determinado objeto por meio de imagens. Através de uma sequência lógica de imagens é possível reconstruir com rigor a geometria desse objeto no meio tridimensional. Exigindo equipamentos de custo relativamente baixo, a fotogrametria digital terrestre permite sistematizar informação geométrica de maneira mais rápida e eficiente do que métodos manuais de coleta.

Debora Verniz –  natural de São Carlos, é Arquiteta e Urbanista formada pela Escola de Engenharia de São Carlos, EESC-USP em 2009. Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo, IAU-USP, sob orientação do Prof. Dr. Márcio Minto Fabrício, em 2012. Foi docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNAR (Araras-SP) durante o ano letivo de 2014. É doutoranda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa desde 2015, sob orientação dos professores Dr. José Manuel Pinto Duarte e Dr. Luis Miguel Cotrim Mateus.

Membro do grupo de investigação DCG (Design and Computation Group – dc.fa.utl.pt) desde 2015, desenvolve sua tese de doutoramento relacionado à reabilitação urbana de favelas cariocas, com abordagem computacional de coleta e processamento de dados, nomeadamente a Digitalização 3D e Gramática de Forma.

No workshop serão apresentados os conceitos relacionados à digitalização 3D e suas técnicas, com maior enfoque à fotogrametria digital terrestre. Após a apresentação de sua metodologia, será realizado um trabalho prático de digitalização de um pequeno objeto.

Material necessário:

. Câmera digital (pode ser de celular ou iPad, desde que tenha uma resolução média de 2MP).
. Computador (notebook).
. Os softwares utilizados são de acesso livre. As cópias serão fornecidas durante o workshop.

data: 31/05/2016
horário: 09h00 às 17h00