banner-virus web

Revista V!RUS recebe trabalhos até 6/3

banner-virus web

– A 12ª edição da revista V!RUS , cujo tema será “Modernos Radicais”, recebe trabalhos somente até o próximo dia 6 de março. O lançamento desta nova edição está previsto para julho deste ano.

A V!RUS é uma publicação anual do Núcleo de Estudos de Habitares Interativos (Nomads.usp) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP). A revista tem como objetivo constituir um locus de reflexão e interlocução em torno de temas que se relacionam com interesses e pesquisas em curso no Nomads.usp. A V!RUS é uma publicação acadêmica, sem caráter lucrativo ou comercial e é divulgada sob a licença CC BY-NC. Tanto o serviço de publicação quanto o acesso ao conteúdo publicado são gratuitos. A publicação é veiculada pelo site www.nomads.usp.br/virus/ e também no Facebook www.facebook.com/virus.nomads/

Movimento Moderno, Modernismo ou, simplesmente, Moderno. Assim, estudiosos de diversas áreas costumam referir-se ao processo de extensa e profunda revisão de conceitos, referências, modos de fazer e mentalidades ocorrido em muitas partes do mundo, nas mais diversas áreas do conhecimento, a partir do final do século XIX até meados do século XX.

A 12ª edição da revista quer reunir trabalhos que tratem, por um lado, da produção desse período, de suas críticas e derivações e, por outro lado, do pensamento, da atuação e da obra de pessoas que, nas diversas áreas do conhecimento, emprestaram seus espíritos irrequietos à busca de superação de paradigmas, atentos ao que se passava em áreas, países e culturas distintos dos seus, dispostos a colocar seu trabalho em prol da redefinição de linguagens e de referenciais e, em muitos casos, do bem-comum e da transformação social.

A V!RUS 12 busca também identificar reverberações e derivações da produção desse período no pensamento e na produção contemporânea, relacionando questões atuais urbanas, arquitetônicas, artísticas, ambientais, filosóficas, sociais, políticas, musicais, cênicas, fílmicas, entre outras, com desenvolvimentos cujas formulações iniciais situem-se naquele momento histórico.

Mais informações sobre a nova edição podem ser obtidas no site: