Logo-23-SIICUSP web

Projeto de Iniciação Científica do IAU recebe Menção Honrosa

Logo-23-SIICUSP web

– A Pesquisa de Iniciação Científica da aluna do 5º ano Tatiana de Oliveira Chiletto, com a Bolsa FAPESP e com orientação do Prof. Paulo Fujioka, foi selecionada para a Mostra de Destaques do 23º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo em novembro de 2015, com atribuição de menção honrosa pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP em dezembro de 2015.

O título da Pesquisa de Iniciação Científica é “O módulo triangular nos projetos da Roland Reisley House de Frank Lloyd Wright e da Casa Valentim de Marcos Acayaba: Um estudo comparativo”, e foi realizado no âmbito do núcleo de pesquisa N.ELac Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade da Universidade de São Paulo.

Os alunos USP que receberam Menção Honrosa serão indicados para participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 03 a 09 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, em Porto Seguro, BA. Os trabalhos atribuídos com Menção Honrosa são elegíveis a participar do Undergraduate Research Symposium da Rutgers University, que será realizado em abril de 2016, nos Estados Unidos. A bolsista já se comprometeu a participar dos eventos da SBPC e da Rutgers University.

Conforme resumo da autora, “esta pesquisa propõe um estudo comparativo da arquitetura da Casa Valentim, projeto do arquiteto Marcos Acayaba; e da Roland Reisley House, projeto do arquiteto Frank Lloyd Wright. Parte-se da hipótese de que a arquitetura orgânica de Wright permeia a obra de Marcos Acayaba, não como influência explícita, mas como ponto de partida para as soluções pioneiras e originais do arquiteto brasileiro”.

“Para isso, inicia-se esta pesquisa com um estudo dos trabalhos de Wright identificando os princípios que caracterizam a Arquitetura Orgânica, suas influências na Arquitetura Moderna Brasileira e, consequentemente, sobre o trabalho de Acayaba. Objetivamente, uma análise comparativa da arquitetura das duas residências servirá para demonstrar a pertinência da hipótese ao destacar aspectos distintos e comuns no partido arquitetônico e na solução tectônica e modular dos projetos”.

“Este projeto constitui parte e aplicação de pesquisa do docente orientador no sentido de apresentar e discutir métodos, critérios de leitura e análise dos projetos de arquitetura, com a finalidade de verificar como a leitura sistemática do desenho técnico do projeto arquitetônico pode contribuir para a interpretação da obra de arquitetura e das práticas projetuais do arquiteto. Assim sendo, a contribuição acadêmica desta pesquisa está em investigar alguns aspectos da consagrada produção de um arquiteto paradigmático para a História da Arquitetura Moderna Brasileira; e também fornecer subsídios para o debate do ensino de arquitetura através da experimentação de métodos de análise gráfica do projeto”.

Resumo apresentado no SIICUSP