pavilhao brasil-lisboa 1940 web

palestra no iau – História da Construção entre Portugal e Brasil, com prof. dr. João Mascarenhas Mateus

pavilhao brasil-lisboa 1940 web

– 27.11.2015.

A palestra História da Construção entre Portugal e Brasil, proferida pelo prof. dr. João Mascarenhas Mateus – Investigador Principal (Investigador FCT), CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design – Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa será realizada no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP.

O estudo de como se construiu num dado período histórico e num determinado local constitui o objetivo genérico de uma disciplina que, de forma autônoma, em Portugal e no Brasil ainda está dando os primeiros passos. Estudos desenvolvidos por outras disciplinas já estabelecidas constituem um ponto de partida importante para a História da Construção. No entanto, a análise integrada dos sistemas de conhecimento em torno aos materiais, às técnicas, às máquinas, à transferência do conhecimento entre atores e à organização social e econômica dos processos construtivos requer uma metodologia transdisciplinar. A palestra procura partilhar algumas reflexões sobre períodos, temas, métodos e fontes para o estudo da História da Construção entre Portugal e o Brasil.

data: 27.11.2015
horário: 14h