Menu fechado
nota-de-pesar

Nota de Falecimento – Lafael Petroni

 nota-de-pesar

– Lafael Petroni, um dos fundadores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo faleceu no último sábado, aos 97 anos de idade.

Lafael Petroni era professor catedrático (depois titular) do então chamado Departamento de Arquitetura e Planejamento, desde o início dos anos 70. Lafael, como era conhecido por todos, era o decano da área de Tecnologia de nosso programa de Pós-Graduação e foi por vários mandatos, chefe do Departamento, que ele exercia em rodizio com o Luis Gastão de Castro Lima, também já falecido.

Um dos fundadores, juntamente com o professor de origem romena Frederic Schiel, do Laboratório de Construção Civil da EESC, hoje vinculado ao IAU, Lafael foi pioneiro na pesquisa de uma nova tecnologia construtiva, a argamassa armada, que teve desde então um grande desenvolvimento e demonstrou extraordinárias qualidades construtivas e estéticas, sobretudo a partir de sua difusão por meio da obra de João Filgueiras Lima, o Lelé.

Este sempre lembrava que no começo dos anos 70 buscava alternativas para o processo de industrialização da construção com elementos de concreto que havia explorado em sua colaboração com Oscar Niemeyer e veio a São Carlos, onde aprendeu com Lafael e Schiel, as bases tecnológicas do que seria um dos diferencias de sua obra, reconhecida nacional e internacionalmente.

Conhecido no meio são-carlense sobretudo como autor do projeto estrutural da catedral, a contribuição de Lafael está espalhada pelo Brasil inteiro, nas obras de Lelé.

Carlos A. Ferreira Martins
Diretor do IAU