web artigas web

IAU-USP promove a mesa redonda “Artigas 100 Anos”

web artigas web

– no próximo dia 17/06 o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade promovem a mesa redonda “Artigas 100 Anos”, como parte das comemorações dos ’30+5′ do IAU – 30 anos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e os cinco anos de emancipação do Instituto.

O evento, que é organizado pela Comissão de Graudação do IAU, é aberto à comunidade em geral e será realizado a partir das 14 horas no anfiteatro “Jorge Caron”, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP (campus 1).

A mesa redonda será mediada pelo professor Miguel Antônio Buzzar (IAU) e conta como convidados os pesquisadores João Masao Kamita (PUC-RJ), Luiz Antônio Recaman Barros (FAU-USP) e Fernando Guillermo Vásquez Ramos (Universidade São Judas Tadeu).

JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS – O engenheiro-arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas foi responsável pela formação de uma geração de arquitetos na capital paulista. Formado em 1937 na Escola Politécnica (Poli) da USP, integrou o grupo de professores que criou em 1948 a FAU-USP, cujo edifício na Cidade Universitária projetou em 1961. Seus projetos são conhecidos por características como grandes vãos e emprego do concreto armado e aparente.

Ao longo de sua carreira, discute o papel social do arquiteto. Uma de suas obras mais importantes neste sentido é um conjunto habitacional para 50 mil pessoas em Guarulhos, região metropolitana, projetado em parceria com Paulo Mendes da Rocha e Fábio Penteado. Na capital, suas obras mais marcantes são o estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) e a garagem de barcos do Santa Paula Iate Club, em Capela do Socorro. Vilanova Artigas faleceu aos 69 anos em São Paulo, em 1985.

cartaz do evento