revista risco 20 web

Chamada de Artigos – Revista RISCO, n. 20 – IAU/USP

revista risco 20 web

– A Revista Risco, produzida pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos, e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do mesmo Instituto, inicia, a partir de 2015, um novo projeto editorial, tendo como editores o Prof. Dr. Carlos Roberto Monteiro de Andrade (editor geral) e o Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes (editor adjunto). Um núcleo temático onde se pretende abordar questões emergentes de pesquisa e novas reflexões sobre temas consolidados no campo da arquitetura e do urbanismo, além das seções “artigos e ensaios”, “janela”, “documento” e “resenhas” passam a estruturar cada número; a revista inaugura, ainda, um novo processo de submissão e avaliação dos artigos por meio da plataforma eletrônica OJS (http://www.revistas.usp.br/risco/index)

Se, a cada número, haverá uma chamada especial de artigos para seu núcleo temático, as demais seções recebem colaborações em fluxo contínuo, estando a comunidade acadêmica e científica convidada a nos enviar os resultados de suas pesquisas e reflexões.

Para a edição de nº 20, a ser publicada no segundo semestre de 2015, informamos que está aberta a chamada de artigos para o seu Núcleo Temático “O significado da obra de Lina Bo Bardi nas comemorações de seu centenário”, segundo a ementa que segue.

Falecida em 1992, Lina Bo Bardi completaria cem anos em 5 de dezembro de 2014. Seu centenário consolida um reconhecimento internacional que jamais teve em vida. Exposições, publicações, audiovisuais e simpósios no Brasil e no exterior oferecem a oportunidade de uma reflexão sobre as características da sua trajetória e de suas contribuições. O momento sugere, ainda, um balanço crítico da extensa produção acadêmica sobre sua obra e do modo como ela vem sendo interpretada nestes últimos anos. A proximidade a outros centenários de arquitetos que participaram da revisão da arquitetura moderna nas décadas de 1970 e 1980 instiga ainda estudos comparativos de corte geracional. A disponibilidade de seu amplo acervo no Instituto Lina Bo e P. M. Bardi permite supor a existência de temas ainda inéditos a serem explorados pelos pesquisadores. Também o estado de sua obra construída, algumas passando por processos de restauro, tem o potencial de suscitar novas abordagens.

Estas são algumas questões que a Revista Risco pretende fazer emergir, iluminar, discutir ou sinalizar como caminhos possíveis de investigação, através de textos inéditos sobre Lina.

Coordenador do NÚCLEO TEMÁTICO: Prof. Dr. Renato Anelli

Prazo para submissão de artigos para o Núcleo Temático: 25/04/15

Maiores informações sobre a Revista, diretrizes e normas de submissão online podem ser obtidas no endereço: http://www.revistas.usp.br/risco/index
email: risco@sc.usp.br