casa-eucalipto-amaru web

Casas mais sustentáveis são objeto de estudo de alunos do IAU-USP

casa-eucalipto-amaru web

– Casas mais sustentáveis, que auxiliam tanto durante seu processo de construção como em sua vida útil na redução do aquecimento global, projetadas e elaboradas por meio de sistemas construtivos alternativos e menos impactantes ambientalmente. Estes são alguns dos objetivos da disciplina Tecnologia das Construções II, que 44 alunos do 3º ano de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos estão concluindo neste final de ano. E o mais importante, o grupo pratica a teoria colocando a mão na massa.

É o que vai acontecer na próxima terça-feira (09/12/2014), às 14 horas, no fechamento da disciplina, quando 11 equipes contendo quatro alunos cada uma irão trabalhar no projeto de parede em sistemas de construção leve e seca (sem uso de água) pré-fabricada. E um deles tem o uso de eucaliptos torneados vindo de reflorestamento. Este sistema construtivo utilizando eucalipto Amaru foi desenvolvido pelo arquiteto Rodrigo Cabral.

O local do trabalho é o canteiro do Grupo Habis, no IAU-USP (campus 1), onde os alunos, além do apoio dos técnicos Renato Dibo e Odinei Canevarollo – ambos do Instituto, contam com a orientação de Cabral e do instrutor Renato Raposo, ambos do projeto Plantar Amaru.

“Este tipo de técnica de construção de casas é muito utilizado no exterior. O uso de madeira é feito na sua forma natural, redonda em toras. Esse tipo de construção oferece inclusive melhor conforto térmico e também apresenta benefícios em termos de saúde”, explica as professoras Akemi Ino e Lucia Shimbo, responsáveis pela disciplina.

Ainda segundo as professoras existem cinco opções para fechamento da casa, entre elas o uso de pallets e painéis de madeira. “A estrutura básica da construção leva apenas uma semana para ficar pronta”. Mais informações sobre o projeto destas casas pré-fabricadas podem ser obtidas pelos telefones (16) 3373-9304 / 3373-9291.