canteiro escola 3 web

canteiro escola – oficina 3

canteiro escola 3 web

– De 22.03 a 29.06.2014 – Curso de Difusão “Canteiro-Escola” – IAU USP.

A 3° Oficina “Sistema de vedação em paletes e terra estabilizada” está dando continuidade às duas primeiras oficinas do curso realizadas ao longo do segundo semestre de 2013.

Os trabalhos já realizados pelos participantes abrangem as etapas construtivas das fundações em terra estabilizada, estruturas de eucaliptos roliços e sistema de cobertura em paletes.

Maiores informações:

Grupo Habis – (16) 3373-9304
www.iau.usp.br e www.iau.usp.br/pesquisa/grupos/habis
Blog do Canteiro-Escola: http://casasuindara.wordpress.com/

fotos

cartaz

canteiro oficina3 apoio

IAU-USP retoma atividades do projeto Canteiro-Escola em 2014

casa-popular-canteiro-escola 3 web

Mãos à obra e também na massa! Assim são as atividades, praticamente 100% práticas no dia-a-dia do projeto Canteiro-Escola, desenvolvido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos desde o início de 2013 e que retomou no último mês de março seus trabalhos neste ano.

A terceira oficina conta com 70 alunos inscritos, divididos em duas turmas, cujas atividades de produção da casa popular com técnicas de madeira e terra são realizadas aos sábados e domingos. A coordenação do projeto é de Thiago Lopes, doutorando pelo IAU-USP e pela Escola Nacional Superior de Arquitetura de Grenoble (França), com supervisão da professora Akemi Ino, também docente no Instituto.

Entre o público do Canteiro-Escola estão estudantes de Arquitetura e áreas afins, profissionais da área de construção, trabalhadores assentados e pessoas em geral interessadas no tema. Segundo a coordenação, através de diálogos teóricos e práticas construtivas dentro do mesmo espaço de trabalho, o curso aborda as diferentes etapas de produção da habitação, alimentando um canteiro que se destaca como espaço pedagógico, de experimentação, participação e troca mútua entre os participantes.

Os trabalhos já realizados abrangem as etapas construtivas das fundações, estruturas e coberturas. Nesta terceira oficina serão realizadas as bases da casa, os painéis das paredes e os revestimentos.

O palco do projeto é a Comunidade Agrária Nova São Carlos, assentamento rural de reforma agrária onde vivem 83 famílias numa área de 1.158,5 hectares no município de São Carlos/SP. O curso Canteiro-Escola é realizado pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IAU-USP. Neste semestre, as atividades terminam no dia 29 de junho. A próxima aula do projeto será realizada nos dias 5 e 6/4. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no blog: http://casasuindara.wordpress.com

Alexandre Milanetti
Ass. Imprensa / IAU-USP