noticia site

professores do iau participam de debate sobre lina bo bardi e a arquitetura na américa latina

noticia site

– Os professores Carlos Martins e Renato Anelli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos participaram do colóquio “Conversando sobre Lina Bo Bardi”, realizado no último final de semana (19 e 20/10), na Casa de Vidro, sede do Instituto Bardi, em São Paulo. O evento foi dedicado a discutir novas abordagens sobre a obra da arquiteta Lina Bo Bardi, que faria 100 anos em 2014. Os docentes do IAU participaram de dois painéis no domingo.

O primeiro deles, “Conversando sobre Lina: América Latina”, contou ainda com a participação dos professores Carlos Martins (IAU-USP), Barry Bergdall (Universidade de Columbia e Curador de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna de Nova York) e Carlos Eduardo Comas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). No debate discutiu-se o papel que se atribui a Lina Bo Bardi no âmbito da arquitetura latinoamericana.

Já o segundo painel, “Conversando sobre Lina: Urbanismo”, contou com a participação do professor Renato Anelli (IAU-USP), do arquiteto Marcelo Ferraz e das professoras Maria Cristina Leme (USP) e Cláudia Costa (UFRGS). Nele foi discutida a proposta de Lina para a reestruturação do Vale do Anhangabaú, projeto de 1981 e não implementado, que está sendo exposto na Casa de Vidro até o próximo dia 24 de novembro, como parte da programação da X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

O professor Renato Anelli é o curador da exposição “Anhangabaú Jardim Tropical”, evento que integra a programação expandida da X Bienal e incluiu o colóquio. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no site www.institutobardi.com.br

Alexandre Milanetti
Ass. Imprensa / IAU-USP

Imagem: Anelli (esq.) e Martins (centro, de azul), ambos do IAU/USP, nos debates dos painéis sobre Lina Bo Bardi em São Paulo (crédito: divulgação)