Menu fechado
p uspprofi foto web2

programa “usp e as profissões” – visita monitorada 2013

p uspprofi foto web2

– em 22/08/2013 o IAU recebe a visita monitorada pelo Programa “USP e as Profissões”, à partir das 14h. As inscrições são feitas no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O programa A USP e as Profissões tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Além do catálogo publicado anualmente, o programa compreende as Feiras de Profissões e um calendário de visitas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares à USP.

O catálogo A USP e as Profissões, disponível também pela internet, apresenta a USP e suas formas de profissionalização de um ponto de vista abrangente, proporcionando uma visão global da Universidade. Ao mesmo tempo, deseja contribuir para que o estudante, ao tornar-se universitário, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade, aproveitando as múltiplas atividades acadêmicas, culturais e sociais que a USP lhe oferece. Adicionalmente, indica as unidades de ensino, os cursos oferecidos e as ações de apoio aos alunos em cada um dos sete campi, além de seus órgãos de integração (institutos especializados e museus). Descreve também os perfis dos profissionais formados pelos diversos cursos e sua atuação no mercado de trabalho.

Todas essas informações são divulgadas também nas duas Feiras de Profissões promovidas anualmente, que atraem um grande público tanto na capital, quanto no interior. A Feira de Profissões da USP (FEPUSP), realizada desde 2001, é um evento itinerante que apresenta aos estudantes do interior do estado os cursos de graduação das unidades da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Ribeirão Preto. Já a Feira de Profissões do campus da capital, realizada desde 2006 em São Paulo, reúne todas as unidades de ensino da USP, além de seus museus e órgãos.

Nas visitas monitoradas, os docentes e alunos da Universidade expõem suas opiniões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos.