Conferência com Christian Laval Professor de Sociologia da Université Paris Nanterre

Conferência “Les usages savants et politiques du commun” com Christian Laval – Professor de Sociologia da Université Paris Nanterre.

Data: 02/10/2017

Local: Auditório Paulo de Camargo e Almeida do IAU/USP

Christian Laval é professor de sociologia da Université Paris Nanterre.

Seus cursos estão situados entre a sociologia, a filosofia e a economia política. A questão que conduz seus trabalhos diz respeito ao destino do vínculo social e da subjetividade na história da sociedade marcada pelas metamorfoses do capitalismo.

Publicou diversos livros sobre utilitarismo e liberalismo, notadamente investigações genealógicas da emergência ocidental da normatividade fundada no princípio do interesse, além de estudos sobre Marx, história da sociologia clássica, transformação dos sistemas educativos, dentre outros temas.

Seus trabalhos mais recentes, realizados com Pierre Dardot, se inscrevem em um programa de pesquisa sobre a racionalidade neoliberal e a problematização política do “comum”.

Dentre outras obras, Christian Laval é autor de L’Homme économique: Essai sur les racines du néoliberalisme (Gallimard, 2007), L’ambition sociologique (Gallimard, 2012). Dardot e Laval, publicaram juntos  La nouvelle raison du monde (Gallimard 2010) publicada no Brasil sob o titulo de A nova razão do mundo (Boitempo 2016), Marx, prénom: Karl (Gallimard, 2012) e Commun: Essai sur la révolution au XXIe siècle (La Découverte, 2014) lançado recentemente em português sob o titulo de “Comum : Ensaio sobre a revolução no séc. XXI pela Boitempo (2017).

Seus trabalhos circulam por muitos países. Somente A nova razão do mundo foi publicada na Espanha, na Turquia, na Itália, na Hungria e na Coreia, e em 2017 será lançado na Alemanha e na Grécia.