Histórico e Objetivos

O programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) oferece regularmente os cursos de Mestrado (desde 1971) e de Doutorado (desde 2003), inicialmente vinculado à Escola de Engenharia de São Carlos, sendo desde 2010 parte do novo Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAU USP.
Em  seu quadragésimo segundo ano de existência, o Programa totalizou mais de 500 dissertações de mestrados e 50 teses concluídas. Um sinal do reconhecimento da qualidade das teses e dissertações produzidas no Programa é a frequente presença em premiações nacionais e internacionais.
O Programa mantem seus objetivos de oferecer um ambiente de ensino e pesquisa que prioriza a dedicação integral de seus docentes (100% em regime de dedicação integral) e discentes (inclusive os de graduação), caracterizado pela atuação em Grupos de Pesquisa, além de participação em seminários, debates e workshops que estimulam a interação interna e com pesquisadores convidados.
Também destaca-se como pólo de liderença acadêmica e de pesquisa como denota o expressivo número de “download” das teses e dissertações defendidas pelos alunos do programa: 18.530 downloads para um total de 53 teses e dissertações do programa disponibilizadas no portal de teses e dissertações da USP  no triênio (2010-2012).
Quanto a internacionalização, é grande a afluência de professores de instituições estrangeiras para estágios acadêmicos no Programa.